A Prosperidade Bíblica

Por Eguinaldo Hélio de Souza

 

Resolvi dedicar esta obra a você meu filho Charles, pois estando ainda nos primeiros passos da vida, os ensinos aqui descritos serão muito mais proveitosos a você, ainda que na verdade ele se destine a mim e a todos os que se interessarem pelo assunto.

A Bíblia é um livro da eternidade, do futuro. É o manual de como podemos nos chegar a Deus. Depois de aceitos por Ele através do sangue de seu Filho Jesus Cristo, que na cruz morreu por nossas vidas, nas Escrituras aprendemos um pouco das coisas maravilhosas que nos aguardam.

Entretanto, há um caminho a ser trilhado aqui na terra. Há um percurso, uma vida a ser vivida. E também a Bíblia tem muito a nos ensinar a respeito disso. Muitos não imaginam quantas coisas práticas e sábias existem em suas páginas, que nos ensinam não apenas como atingir o céu, mas como viver na terra. Não somente como será o depois, mas como é o agora.

Espantei-me um dia quando um economista disse que a Bíblia foi o livro que mais lhe ensinou sobre finanças pessoais. Achei exagero. Todavia, ao reler o livro de Provérbios e destacar as passagens que falam sobre vida financeira e profissional, de fato fiquei perplexo diante de tantas verdades. A nossa situação econômica seria muito melhor se aplicássemos os princípios tão simples ali expostos. Na verdade, muitas pessoas sem saber seguem os conselhos do livro de Provérbios e prosperam, mesmo sem conhecer o Autor do livro.

E essa é a primeira lição que aprendi. Alguns acham que o caminho da prosperidade é apenas ser um bom dizimista, quando na verdade esse é apenas um dos princípios. Há muitos outros. É importante o que você faz com dez por cento de sua renda. Também é igualmente importante o que você faz com os outros noventa por cento. Ninguém pense que sendo um dizimista fiel terá todos os seus problemas financeiros resolvidos, pois não é isso que a Bíblia ensina. Não podemos pensar como cegos que a pata do elefante é o elefante. Pode ser algo grande, mas é apenas parte dele. Há mais em um elefante como há mais sobre esse assunto nas Escrituras.

Também algumas pessoas pensam que basta prosperar e pronto, todos os seus problemas estão resolvidos. Isso é tolice. Conhecemos a história de muitos homens que se suicidaram, embora possuíssem grandes riquezas. Outros trocariam todo o seu dinheiro por um pouco de paz. Outros edificaram um império, mas o preço que pagaram foi a perda da família, da saúde, da felicidade e da salvação eterna. Logo, não basta prosperar. É necessário prosperar segundo Deus. Só isso garantirá a verdadeira felicidade.

Provérbios pode ensinar a você tudo o que está envolvido na questão da prosperidade. É mais que simplesmente ter dinheiro. É ter dinheiro sem que isso o destrua, o desvirtue, o frustre em todas as demais áreas. São grandes lições que poderão ser lidas em um momento, mas precisarão de toda uma vida para serem vividas, absorvidas e experimentadas. Que elas realmente sejam uma bênção para sua vida, meu filho.

Filho, não esqueça dos meus ensinamentos; lembre-se sempre dos meus conselhos. Os meus ensinamentos lhe darão uma vida longe e cheia de sucesso. Não abandone a lealdade e a fidelidade; guarde-a sempre bem guardada no seu coração. Se você fizer isso, agradará tanto a Deus como aos seres humanos. (Provérbios 3.1-4)

Comments are closed.