Links


Vídeos

Eu Vou Sim Falar da Morte

Por Eguinaldo Hélio de Souza

           

Há um tabu, uma espécie de lei silenciosa que proíbe falar da morte. É como se falar dela fosse uma maneira de atraí-la e o silêncio teria um poder misterioso de mantê-la a distância. A verdade, porém, é bem diferente. De todas as coisas neste nosso universo, ela é a única certa.

Pessoas que nasceram pobres hoje são ricas. Pessoas que nasceram ricas hoje são pobres. Um menino que veio do nordeste em um pau de arara tornou-se presidente da república e uma ex-terrorista o sucedeu. Um semi-analfabeto (ou completo) é membro do legislativo enquanto pós-graduados ficaram de fora. Os judeus, a quem Hitler tentou exterminar completamente, não apenas sobreviveram como fundaram uma próspera nação, conforme Deus havia prometido por um de seus profetas (Amós 9.13,-15).

Tantas coisas improváveis aconteceram neste nosso mundo. A morte não é nenhuma improbabilidade. É a única certeza. Nem mesmo o feto que agora chuta o ventre da mãe tem certeza de nascer. Mas o que nasceu tem a certeza de morrer. E apesar da medicina, dos tratamentos, das dietas e de toda a engenharia genética, ninguém ainda consegue segurar a morte. Ele fatalmente vem.

Foi sobre isso que escreveu o rei Salomão há pelo menos três mil anos:

Nenhum homem há que tenha domínio sobre o espírito, para reter o espírito; nem tem poder sobre o dia da morte; nem há armas nessa peleja; nem tampouco a impiedade livrará aos ímpios. (Eclesiastes 8.8)

O silêncio não nos salvará, não adiará por um instante a vinda desse dia. Nem mesmo a preocupação ou a despreocupação poderá adiá-la. Quem de vocês, por mais que se preocupe, poderá acrescentar uma hora que seja à sua vida? Perguntou Jesus (Mateus 6.27)

Mas a questão não é se a morte vem ou não, pois sobre isso você tem a resposta. A questão é: O que vai acontecer depois? Onde estará você após a morte? Você sabe? Tem alguma idéia? Tem certeza?

Eu poderia querer ser agradável, ser politicamente correto e não falar sobre esse assunto. Isso não mudaria nada. Você continuaria sem ter uma resposta para questão mais importante da vida – aonde ela irá levar você? E não adianta ficar com raiva, dizer que ninguém sabe, que é um mistério, que só Deus pode dizer isso. Porque não faz sentido andar a vida inteira e chegar no final dar esse salto no escuro. Se tem algo que Deus quer que você conheça, é o seu destino eterno. Rendendo o homem o espírito, então onde está? Foi a pergunta de Jó.

Eu não vou responder para você aqui. Mas quero que preste atenção em algo que Jesus falou: Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não estará em trevas, mas terá a luz da vida. (João 8.12) Se quer saber onde sua vida vai levá-lo, comece a buscar a Jesus. Ele é a luz do mundo. Pense nisso.

Comments are closed.