O Dom de Profecia e Seus Problemas

Por Eguinaldo Hélio de Souza

 

Definimos dom de profecia à como a capacidade de emitir pelo, Espírito Santo, palavras inspiradas que revelam a vontade de Deus para uma determinada pessoa ou para um determinado grupo de pessoas. O Movimento Pentecostal evidenciou o dom de profecia. E não se pode negar a imensa edificação que ele trouxe para a igreja de um modo geral. Todavia, mais recentemente, a manifestação tem tendido para atitudes infantis e carnais que geram confusão e descrédito. O que fazer? O que não fazer?

O QUE NÃO FAZER  ?

1 – Descrer – Não podemos dizer que tudo é carnalidade e que esse om não se manifesta só porque alguém o usa de forma errada. Não podemos esquecer que no período do V.T. também haviam profecias falsas (Jer 20 e Jer 23.9-40) e nem por isso Deus instruiu para não crermos nela. Este é um atalho que muitos preferem tomar, mas que de certa forma limitam a liberdade do Espírito.

2 - Reprimir – Muitos não dizem que não crêem, mas também proíbem sua manifestação. Não podemos esquecer que se profetizar falsamente é errado, proibir de profetizar também é (1 Corintios 14.39). Querer corrigir um erro com outro, já provocou muito transtorno dentro da História da Igreja.

O QUE FAZER  ?

1 - Repreender – Ficar falando mal nos bastidores não resolve. O púlpito também existe para repreender e corrigir o erro e se houver necessidade de conversas particulares deve ser feita. As pessoas que ouvem as profecias ficam encurraladas entre o medo de ser incrédulo e o medo de ser conivente. Aos líderes cabe manifestar-se. No capítulo 14 de 2 Coríntios, que instrui sobre os dons diz que devemos julgar as profecias (14.27)  Isto não significa julgar o profeta, mas analisar a coerência da mensagem. Obedecer a Palavra neste ponto, nos livra de muita confusão.

2 – Ensinar – No fundo há pouco ensino bíblico e profundo nesta área. Muitos nem sequer usam seus dons por não saber como fazê-lo. Falta sistematização e exposição. Mesmo pessoas que verdadeiramente  possuem-nos podem por sua imaturidade cometer erros absurdos. Estamos diante de uma situação complexa, na qual cabem ao líder pesquisar, analisar e instruir com toda a sabedoria de Deus.

Repreender e ensinar é o caminho correto e não duvidar e reprimir

Comments are closed.