Links


Vídeos

Daquele Dia e Hora

Por Eguinaldo Hélio de Souza

 

Recentemente me perguntaram como é possível crer na vinda de Jesus e não cair em certos erros, como desses grupos que se levantam ocasionalmente marcando a data da vinda de Jesus. É fácil. Basta seguir as Escrituras, pois nelas Jesus disse que ninguém sabe quando sua vinda acontecerá (Mateus 24.36, 42). Logo, qualquer data marcada, seja dia, mês ou ano, está errada. A própria tentativa de definir uma data está errada. Devemos estar prontos a qualquer momento, seja hoje, seja daqui a trinta anos (Mateus 24.44)

A Bíblia é equilibrada em sua declaração. Os homens é que não são. Jesus advertiu a estar pronto a qualquer momento e disse que ninguém sabia a data exceto o Pai. Quem leva a sério o que ele disse não se abala com boatos tolos.

Muitos desses grupos se levantam citando este ou aquele versículo da Bíblia. Geralmente fazem um cálculo a partir de algum número determinado (há muitos no livro de Daniel). Então por meio de uma elaborada matemática dizem: “Esta é a data da vinda de Jesus”. Não percebem que se fosse possível se utilizar de algum número das Escrituras para tal finalidade, Jesus o teria feito. Ou pensam eles que sabem mais da Bíblia do que o próprio Cristo, ele mesmo o inspirador das Escrituras (1 Pd 1.11)? A fonte de tal conhecimento é com certeza a soberba ou a tolice, nunca a Palavra de Deus.

Guardar essa data em oculto é uma demonstração da infinita sabedoria de Deus. Como agiria uma geração de crentes se soubesse que o Senhor não voltaria durante o tempo de sua vida? Com certeza caminhariam despercebidos por esse mundo e deixariam para a próxima geração muitas tarefas pendentes. Tal como a hora da morte é incerta, o momento de sua vinda também é. Tal como o homem é alertado a arrepender-se hoje e hoje abraçar a salvação (2 Co 6.2), hoje a igreja tem que estar pronta.

Cristo vem. E verdadeiramente não estamos em trevas para que esse dia nos surpreenda como um ladrão (1 Ts 5.4). Não porque saibamos a data exata desse acontecimento, mas porque santificamos a nossa vida, porque reconhecemos os sinais dos tempos (Mt 16.3) e porque diante do pecado que se multiplica dizemos “Maranata” (1 Co 16.22), vem Senhor Jesus.

Que querem os que marcam data? Que desejam de fato? Alertar? Edificar? Na verdade sua ação tem produzido zombaria e incredulidade. Seu ato não passa de desobediência à Palavra. Os frutos de suas ações são podres e intragáveis. Não são profetas do Senhor.

E se disseres no teu coração: Como conheceremos a palavra que o SENHOR não falou? Quando o tal profeta falar em nome do SENHOR, e tal palavra se não cumprir, nem suceder assim, esta é palavra que o SENHOR não falou; com soberba a falou o tal profeta; não tenhas temor dele. (Dt 18.21, 22)

Comments are closed.