Links


Vídeos

Eu Vou Continuar a Falar Sobre a Morte

Por Eguinaldo Hélio de Souza

           

Não porque seja agradável ou bom, mas porque é necessário. As pessoas se preparam para tudo nesta vida: para o vestibular, para a faculdade, para os concursos, para o casamento, para a entrevista de emprego, para a maternidade. Preparam até o lugar onde ficará seu corpo morto. Todavia, teimosamente se recusam a se preparar para seu destino eterno.

Há um medo por trás disso. A incerteza de que talvez o que esperam não aconteça e o que temem seja um fato. E pensam que podem afugentá-las com o silêncio.

Este aqui é um convite para que você venha a “pegar o boi pelo chifre”. Para que você pare nesse instante de sua vida e reflita no que pode vir após sua morte. O que você pensa sobre isso vai determinar muito da sua maneira de viver hoje.

Há pelo menos três idéias diferentes sobre o que haverá depois da morte. Alguns acreditam que nada há depois, só o silêncio, o vazio, a inexistência. Outros aguardam uma reencarnação onde terão a chance de arrumar o que não conseguiram arrumar agora, seja por meio da caridade ou de outro meio qualquer. E os que crêem na Bíblia, acreditam em um tempo de castigo ou consolo, até o dia da ressurreição, quando Jesus então voltará e lhes dará um corpo ressuscitado com o qual estarão na eternidade.

Imagine agora que em um avião estão três pessoas, cada uma delas acreditando diferente da outra. Para uma a morte é o fim, para outro a reencarnação e para outro o céu. O avião cai e elas morrem. Para onde irão? Para onde pensam que vão ou para onde foi determinado por Deus? Terão cada uma delas o resultado de suas crenças ou o destino real determinado pelo Criador de todas as coisas?

As pessoas não querem a verdade, querem crenças. Não querem crer na realidade. Pensam que podem determiná-la por suas crenças. A morte é o momento em que o “eu acho” não funciona. Não encontrará depois da morte o que acha, mas o que é. O homem terá de encontrar a realidade, quer goste dela ou não. E precisa estar preparado para ela. “Prepara-te para te encontrares com Deus” (Amós 4.12).

O ateu não desaparece, o espírita não reencarna e o cristão não vai ao céu somente porque acreditam nisso. Eles não podem estar simultaneamente certos. Somente um deles está certo.

Blaise Pascal foi um dos grandes gênios do século XVIII. Ainda jovem converteu-se ao cristianismo e tornou-se um de seus maiores defensores. Em um de seus escritos ele falou sobre a “aposta”. A Bíblia ensina que hoje é o dia em que temos para ouvir a mensagem do Evangelho e crer nela. Se não crermos estaremos condenados e o que nos espera após nossa partida deste mundo não é bom. Estaremos perdidos por toda a eternidade.

Comments are closed.