Links


Vídeos

Desajustes

Por Eguinaldo Hélio de Souza

 

Sem perceber, todo ser humano espera que o futuro corrija o presente. Isso se chama esperança. E, no entanto, essa esperança transmite a mensagem de que as coisas estão erradas, que não são como deveriam ser. Essa verdade bíblica é experimentada até mesmo pelos que criticam as Escrituras, pelos ateus e pelos céticos. Porque as verdades da Bíblia são as verdades do Universo.

Quando perguntaram a Chesterton, célebre escritor britânico, o que havia de errado com o mundo, ele respondeu: “Eu”.

Sim, cada um de nós reflete o que há de errado no Universo. Mas não somos apenas nós que estamos errados. Os relacionamentos estão errados, a natureza apresenta seus absurdos, os governos humanos são corrompidos, e, segundo as Escrituras, até uma parte dos seres angélicos está em franca oposição ao seu Criador. Isso é o que podemos chamar de “desajuste”

Nosso mundo é um mundo desajustado. O ideal e o real colidem constantemente. Essa inegável verdade obriga a todas as pessoas olharem para o futuro em busca de transformação. A vontade de mudar está situação levou à elaboração de muitas utopias que para realização de seus propósitos mataram e destruíram, tentando fazer chegar esse futuro. Tudo em vão, pois só Deus produzirá o futuro que porá fim a todo o desajuste.

Desde aquele fatídico dia no qual Deus disse: Homem, maldita é a terra por causa de ti (Gênesis 3.17), a desarmonia se apossou do homem, de suas relações pessoais, sociais, naturais e espirituais. A humanidade de fato cresceu e se multiplicou. A história do Universo avançou apesar da queda, mas tomou rumos diferentes daquele para o qual foi criado. Ao invés de caminhar sob a soberania de Deus, seguiu em direção contrária como Jonas em direção a Társis.

1) O homem perdeu sua glória inicial e tornou-se escravo do pecado

2) Satanás tornou-se o príncipe deste mundo

3) Os governos humanos se estabeleceram em aberta oposição a Deus

4) A morte, expressada pela dor, pela doença e pelo mal se tornou característica deste mundo decadente.

5) A perfeita comunhão com Deus foi perdida

Enquanto essa situação subsistir, significa que o futuro de Deus ainda não chegou. Ainda que redenção tenha sido efetuada no passado, onde a cruz e a ressurreição se manifestaram como atos redentores da humanidade, será no futuro que todo desajuste será ajustado. Escatologia nada mais é do que o fim da atual condição deturpada de existência. Será Deus colocando em ordem tudo o que foi desordenado pelo pecado.

Há um gemido em nós, há um gemido em toda criação, aguardando a restauração de todas as coisas (Romanos 8.19-25). Os acontecimentos gloriosos preditos na Bíblia com respeito ao futuro, nada mais são do que a resposta a esses anseios. A destruição do anticristo, a derrota de Satanás, o reinado do Messias, a redenção de nosso corpo, podem ser descritos como o futuro corrigindo um presente devastado. Enquanto o último til da lei não se

realizar, este cosmos não terá ainda entrado no seu trilho. Isso só acontecerá quando Deus for tudo em todos.

Então virá o fim, quando ele [Jesus] entregar o Reino a Deus, o Pai, depois de ter destruído todo domínio, autoridade e poder. Pois é necessário que ele reine até que todos os seus inimigos sejam postos debaixo de seus pés. O último inimigo a ser destruído é a morte. Porque ele “tudo sujeitou debaixo de seus pés”. Quando, porém, tudo lhe estiver sujeito, então o próprio Filho se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, a fim de que Deus seja tudo em todos. (1 Coríntios 15.24-28)

Comments are closed.