Discipulando Casais

 

Por Eguinaldo Hélio de Souza

 

 

Estas lições fazem parte do Discipulado de casais, uma das atividades do PROJETO PRISCILA E ÁQUILA

1. EDIFICANDO A CASA COM SABEDORIA

Aprendemos que não sabemos todas as coisas que contribuirão para solidez e crescimento do nosso casamento. Por esse motivo, precisamos pedir e aprender sabedoria para lidar com os grandes desafios da vida a dois.

 

2. EXPRESSANDO MEU AMOR

Aprendemos que precisamos demonstrar o amor que sentimos. Isso pode ser feito com palavras, presentes, atos, toques ou simplesmente com nossa presença integral. Aprendemos que precisamos conhecer a linguagem do amor do outro e usar isso para fazer o outro se sentir amado (a)

 

3. PRIORIZANDO MEU LAR

Aprendemos que em primeiro lugar na minha vida está Deus. Em segundo lugar está meu cônjuge, ao qual devemos amar e com o qual criarei meus filhos e construiremos nosso lar. Priorizar meu casamento é priorizar minha felicidade, é priorizar esse presente que Deus nos deu.

 

4. VALORIZANDO O OUTRO

Aprendemos que é o nosso amor que torna o outro especial. Precisamos valorizar o outro e evitar toda ação e palavra que de algum modo o fira ou diminua. É nosso dever fortalecer e ajudar nosso cônjuge a se levantar.

 

5. CORRESPONDENDO O AMOR RECEBIDO

Aprendemos que “semear e colher” é a lei da vida. Dentro do casamento essa lei está presente de modo permanente. Por isso temos que corresponder ao amor e atenção que nos for dada. Temos que nos preocupar em retribuir todo o bem que recebemos.

 

6. USANDO BEM AS PALAVRAS

Aprendemos que nem tudo pode ser dito a qualquer hora e de qualquer jeito a qualquer pessoa. Imagine para essa pessoa tão perto de nós. As palavras ferem e curam, matam e dão vida, constroem e destroem. Deus nos ajude a usar nossas palavras com sabedoria dentro de nosso casamento.

 

7. CAMINHANDO JUNTOS COM CRISTO

Aprendemos que a presença de Cristo em nosso casamento faz toda a diferença. Que somente sob o amor e a graça Dele podemos vencer os desafios que surgem, dentro e fora de nós. Quando estamos unidos em Cristo, podemos todas as coisas

 

8. RESPEITANDO A INDIVIDUALIDADE

Aprendemos que somos diferentes em muitas coisas: em nosso falar, em nosso agir, em nosso sentir, em nosso pensar. Temos que aprender a respeitar as características do outro. Muitos conflitos são evitados quando aceitamos as particularidades do outro.

 

9. CONQUISTANDO COM PEQUENAS COISAS

Aprendemos que não precisamos de coisas grandes ou caras para conquistar o amor do outro. É no dia a dia e nas coisas mais simples que demonstramos nossos sentimentos. Bastam pequenos gestos para resolver grandes problemas e fortalecer nossos sentimentos.

 

10. ARREPENDIMENTO E RECONCILIAÇÃO

Aprendemos que uma das coisas mais importantes a se aprender dentro do casamento é pedir perdão e perdoar. Sem isso, estaremos construindo paredes ao invés de pontes. Precisamos de coragem para pedir perdão todas as vezes que isso for necessário.

 

Implante um discipulado de casais em sua Igreja

Comments are closed.