Links


Vídeos

Escatologia do Didaquê

Por Eguinaldo Hélio

Didaquê ou Ensino dos Doze Apóstolos, é um primitivo documento Cristão, provavelmente do segundo século, que possuía diversas referências em outros escritos cristãos. Apesar disso, um manuscrito do mesmo só foi descoberto em 1875, em Constantinopla, por Philotheos Bryennios. O Didaquê é composto por dezesseis breves capítulos, que tratam à respeito da vida moral e prática da Igreja Primitiva. Abaixo um trecho direcionado à escatologia.

 A Volta do Senhor

1. Vigie sobre a vida uns dos outros. Não deixe que sua lâmpada se apague, nem afrouxe o cinto dos rins. Fique preparado porque você não sabe a que horas nosso Senhor chegará.

2. Reúna-se com frequência para que, juntos, procurem o que convém a vocês; porque de nada lhe servirá todo o tempo que viveu a fé se no último instante não estiver perfeito.

3. De fato, nos últimos dias se multiplicarão os falsos profetas e os corruptores, as ovelhas se transformarão em lobos e o amor se converterá em ódio.

4. Aumentando a injustiça, os homens se odiarão, se perseguirão e se trairão mutuamente. Então o sedutor do mundo aparecerá, como se fosse o Filho de Deus, e fará sinais e prodígios. A terra será entregue em suas mãos e cometerá crimes como jamais foram cometidos desde o começo do mundo.

5. Então toda criatura humana passará pela prova de fogo e muitos, escandalizados, perecerão. No entanto, aqueles que permanecerem firmes na fé serão salvos por aquele que os outros amaldiçoam.

6. Então aparecerão os sinais da verdade: primeiro, o sinal da abertura no céu; depois, o sinal do toque da trombeta; e, em terceiro, a ressurreição dos mortos.

7. Sim, a ressurreição, mas não de todos, conforme foi dito: “O Senhor virá e todos os santos estarão com ele”.

8.  Então o mundo assistirá o Senhor chegando sobre as nuvens do céu.

Comments are closed.