Contador

  • visitantes: 32,245
  • Últimas 24 horas: 17

5 Passos Para Descobrir Seu Ministério e Dons

Do livro Descubra seus dons espirituais


Passo 1:  Explore as Possibilidades.

Será difícil você descobrir um dom espiritual e não saber, de antemão, o que lhe convirá procurar.  O propósito deste primeiro passo é explorar as possibilidades, é familiarizar-se o bastante com os dons que Deus deu ao Corpo de Cristo, a fim de que, quando você descobrir o seu dom seja capaz de reconhecer em que consiste tal dom.

Estude a Bíblia. Naturalmente, a fonte básica de informações sobre os possíveis dons espirituais é a Bíblia.  Estude até que você se sinta familiarizado com o que a Bíblia ensina a respeito dos dons.

Leia. Nunca antes, na história da Igreja, houve uma literatura tão farta sobre os dons espirituais como em nossos dias.

Procure conhecer pessoas que exerçam dons espirituais. Converse com crentes que já tenham descoberto, desenvolvido e estejam usando seus dons.  Seja abençoado com a experiência destes irmãos.

Passo 2: Experimente o maior número possível de Dons.

Você jamais descobrirá se tem talento para jogar boliche enquanto não experimentar.  Você jamais saberá se tem jeito para compor poesias se nunca tentar!

Há dons difíceis de experimentar (como o de martírio, por exemplo!), todavia, a maioria deles não apresenta tal dificuldade.  Você pode fazer experiências com os dons e bom será que experimente o maior número possível.

Um ponto permanente consiste em olhar à sua volta para ver que necessidades você seria capaz de identificar.  Em seguida, tente fazer alguma coisa para satisfazer essa necessidade.  Procure saber quais as necessidades de outras pessoas e da Igreja local.  Descubra onde você pode mostrar-se útil em algum sentido e, então, entre em ação.

Mostre-se disponível para qualquer ocupação na igreja.  Quando você receber alguma tarefa para realizar, faça-a sob oração.  Peça que o Senhor lhe mostre, através daquela experiência, se você tem ou não um dom espiritual compatível com a experiência.

Passo 3: Examine seus sentimentos.

Nosso Deus sabe que se tivermos alegria no cumprimento de uma tarefa faremos um trabalho melhor do que se não gostássemos da mesma. Logo, parte do plano de Deus consiste em combinar o dom espiritual que Ele nos tem dado com os nossos sentimentos, de tal maneira que se realmente tivermos um dom, haveremos de desfrutar prazerosamente do mesmo.

No Salmo 37:4 lemos: “Agrada-te do Senhor, e ele satisfará aos desejos do teu coração”.  Servindo a Deus fielmente teremos a alegria de viver na Sua perfeita vontade.

Passo 4: Avalie a sua eficiência.

Visto que os dons espirituais têm em vista cumprir tarefas, não está fora de ordem esperar que os mesmos funcionem.  Se Deus lhe deu algum dom, Ele assim o fez porque quer que você realize algo para Ele, dentro do contexto do Corpo de Cristo.  As pessoas espiritualmente dotadas obtêm bons resultados.  Se você estiver experimentando um dom e coerentemente descobrir que aquilo que deveria estar acontecendo não acontece, então é provável que você tenha descoberto um outro dos dons espirituais que Deus não lhe deu.

Se você recebeu o dom ministerial de evangelista, então as pessoas aceitarão a Cristo regularmente por meio do seu ministério.  Se você tiver recebido o dom da exortação, ajudará pessoas em seus problemas e verá vidas serem endireitadas.  Se você tiver recebido o dom de curas, pessoas enfermas serão curadas.  Se você tiver recebido o dom da administração, sua Igreja será abençoada pelo seu desempenho.  Quando dons espirituais autênticos estão em operação, aquilo que se espera que aconteça estará acontecendo.

Passo 5:  Espere confirmação por parte do Corpo de Cristo.

Se você julga que possui um dom espiritual e está procurando exerce-lo, mas ninguém em sua Igreja pensa assim, então o mais provável é que você esteja enganado.  Um dom espiritual precisa ser confirmado.
Uma pessoa pode sentir alegria em desempenhar uma função e ainda assim não possuir o dom espiritual respectivo?  Sim.  Por isso este passo 5 é necessário.  Os nossos sentimentos são importantes, mas estão longe de ser infalíveis.  Talvez você tenha um profundo desejo de ajudar a outras pessoas, por exemplo.  E sinta que Deus o está chamando para o ministério de aconselhamento, através do dom da exortação.  Entretanto, se você está fazendo experiências com o aconselhamento, e verifica que durante um certo período de tempo ninguém o procura a fim e ser aconselhado, nem recomenda a seus amigos e parentes que o procurem, nem lhe escrevem notas dizendo o quanto você os tem ajudado, então você terá boas razões para duvidar da validade de seus sentimentos, no que concerne a algum dom espiritual.

A confirmação da parte do Corpo serve de confirmação de todos os passos aqui referidos.  Na ordem de apresentação, esse passo é o de número cinco, mas de muitas maneiras é o passo mais importante de todos.

Os dons espirituais são conferidos para serem usados dentro do contexto do Corpo de Cristo.  É necessário, por conseguinte, que os demais membros do Corpo tenham a palavra final na confirmação de seu dom.

Comments are closed.